
Wes Anderson junta à sua carreira mais uma comédia não aconselhável a quem gosta de riso fácil.
The Life Aquatic... é a viagem de um homem, Steve Zissou (uma magistral sátira a Jacques Cousteau). Juntamente com a sua tripulação, embarca numa expedição à procura do misterioso tubarão que lhe matou o melhor amigo.
Wes Anderson é conhecido por criar histórias completamente sem nexo, mas nas quais tudo tem um propósito. Este é o exemplo máximo disso. Um leque de personagens sem sentido, mas ligadas por laços superiores como são os da família. Uma família algo disfuncional, é certo, mas uma família. Steve Zissou é o chefe do lar e é delicioso ver a apatia de Bill Murray num dos melhores papéis da sua carreira. Incrível ver como quase nada exige tanto esforço por parte de um actor. O seu desespero provoca-nos um riso nervoso e é perversa a forma como Wes Anderson faz comédia das situações mais inesperadas. A relação com o seu "suposto" filho, outra grande interpretação por parte de Owen Wilson, que tem momentos tanto de hilariante como de comovente, e o fascinio de ambos pela reporter (a grande Cate Blanchett), dão origem a memoráveis cenas de cinema que dificilmente esquecemos. De destacar ainda a personagem de Seu Jorge (o mesmo de Cidade de Deus) com as suas fabulosas versões em português de clássicos do David Bowie.
Seguramente não é um filme que agrade a toda a gente, é inclusive, tal como foi The Royal Tenenbaums, uma comédia incompreendida. Há que dizê-lo com frontalidade, é preciso alguma inteligência para entender o estranho mundo de Wes Anderson.
A minha classificação é de 8/10
Etiquetas: Criticas |
Sobre a minha opinião... http://movietvaddicted.blogspot.com/2005/04/um-peixe-fora-de-gua.html